Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como foi construído o bondinho do Pão de Açúcar?

Com uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) e envolveu cerca de 400 pessoas

Por Yuri Vasconcelos
Atualizado em 22 fev 2024, 10h43 - Publicado em 9 jan 2013, 18h19

Com uma ousada operação, que levou três anos (1909-1912) e envolveu cerca de 400 pessoas. Para erguer a estrutura, alpinistas escalaram os morros da Urca e do Pão de Açúcar levando equipamentos em mochilas e operários se arriscaram na edificação de estações a 400 m de altura. A construção do bondinho, que completou 100 anos no dia 27 de outubro de 2012, fez parte das comemorações do centenário da abertura dos portos cariocas. Ele custou 2 milhões de contos de réis, valor que, ajustado aos dias de hoje, ultrapassaria R$ 100 bilhões! Naquela época, só existiam dois teleféricos parecidos no mundo, na Espanha e na Suíça, e o bondinho carioca superou os dois em tamanho.

130-bondinho-pao-de-acucar

DA AREIA AO AÇÚCAR

Passeio já foi feito por 40 milhões de pessoas desde a inauguração

1.Um grupo de 100 alpinistas escalou o Morro da Urca levando em mochilas peças de um guincho manual e cordas. Quando chegaram ao alto, montaram o guincho e lançaram a corda para baixo. Ela foi amarrada a um cabo de aço com cerca de 550 m e puxada para cima

Continua após a publicidade

2. Uma ponta do cabo foi fixada no guincho, e a outra, na Praia Vermelha. Com o fio erguido, foi instalado um elevador de carga para levar materiais e operários até o morro. No total, 4 toneladas de equipamentos foram carregadas

3. Com tudo carregado, iniciou-se a edificação das estações da Praia Vermelha e, a 220 m de altura, do Morro da Urca. Para segurar o bondinho, o cabo original foi substituído por outro mais forte. Também foi instalada no morro uma oficina de manutenção

4. Os bondinhos de madeira maciça foram trazidos da Alemanha e fixados nos cabos com o auxílio de guindastes. Além de sustentarem o veículo,os cabos também já tinham os sulcos por onde ele deslizava utilizando oito pares de roldanas. A viagem durava seis minutos

5. A mesma operação com alpinistas e elevador de carga foi repetida para a fixação dos cabos e a colocação do bondinho no segundo trecho, de 750 m, entre Urca e Pão de Açúcar. A estação final foi construída a 396 m de altura e inaugurada em 18 de janeiro de 1913

Continua após a publicidade

6. O bondinho foi trocado pela primeira vez em 1970 e novamente em 2008. A versão atual tem um sistema que executa automaticamente a aceleração e desaceleração, além de painéis que mostram a localização dos veículos em caso de baixa visibilidade

TRIO DE CARGA

Mudanças do bondinho ao longo da história

1912

Continua após a publicidade

País de origem: Alemanha

Capacidade: 17 pessoas

Tamanho: 1,8 x 1,45 m

Velocidade: 2 m/s

Continua após a publicidade

1970

País de origem: Brasil

Capacidade: 65 pessoas

Tamanho: 6 x 3 m

Continua após a publicidade

Velocidade: 10 m/s

2008

País de origem: Suíça

Capacidade: 65

Tamanho: 6 x 3 m

Velocidade: 10 m/s

FONTES Companhia Caminho Aéreo do Pão de Açúcar, livro Bondinho do Pão de Açúcar (vários autores)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.