Logo ME

Quem é Gerônimo, que as pessoas citam ao pular de grandes alturas?

Foi um chefe da tribo apache que nasceu no México em 1829 e morreu nos EUA em 1909. Ele ganhou fama por liderar seu povo na luta contra militares norte-americanos que desejavam tomar sua terra (no lugar que é hoje o estado do Arizona).

MUNDOESTRANHO-135-45-A-620

Gerônimo rendeu-se em 1886 e, com outros índios, trabalhou como prisioneiro para o governo. A tradição de gritar seu nome é atribuída a Aubrey Eberhardt, sargento da Força Aérea dos EUA, na 2ª Guerra Mundial. Um dia antes de um grande teste de paraquedas, a tropa da qual ele fazia parte assistiu ao filme Gerônimo, de 1939. Sofrendo provocações dos colegas, Eberhardt prometeu gritar o nome do índio na hora do salto para provar que não tinha medo. Ele cumpriu a promessa, e todos os seus companheiros o seguiram – fazendo da palavra um grito de guerra norte-americano.

FONTES: Livros Enciclopedia Brittanica, Paratrooper!: The Saga of Parachute and Glider Combat Troops During World War II, de Gerard M. Devlin, e To Be a Paratrooper, de Gregory Mast e Hans Halberstadt.