Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como é filmada uma cena?

Enquanto os atores se preparam, a equipe técnica checa os equipamentos e cenários

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h34 - Publicado em 2 out 2009, 14h48

MISSÃO IMPOSSÍVEL

O trabalho no set começa antes de o galo cantar. Enquanto os atores se preparam, a equipe técnica checa os equipamentos e cenários. A ralação chega a durar 12 horas, já que os cachês e a grana paga pelos equipamentos e locações é cobrada por dia – e não é mixaria!

LUZES DA CIDADE

A iluminação é que dá o climão da cena. Luzes mais fortes geram sombras marcantes, dando um ar mais dramático – como nos filmes de terror, quando são posicionadas de baixo para cima. Já as mais suaves dão um clima leve, sendo usadas em comédias

TRANSFORMERS

A maquiagem é vital, pois conta uma história através do rosto. Um hematoma, por exemplo, mostra que o cara apanhou, sem ter que gravar a cena. O ator também pode engordar, entre outras transformações, com o uso de massas e látex

O SILÊNCIO DOS INOCENTES

O som é gravado à parte da imagem pelo boom, o microfonão principal. Após captar a voz dos atores, os microfonistas gravam outros sons da cena, como passos ou sirenes. Até o “som” do silêncio ambiente é gravado, para ser mixado mais tarde

O DIABO VESTE PRADA

O figurino também é vital para compor a cena, como ao indicar a época. Mas ele não é feito só de roupas. Em O Corcunda de Notre Dame, de 1923, o ator que fez Quasímodo usou o tempo todo uma corcundona de gesso de 9 kg sob a roupa!

O HOMEM DA CÂMERA

Como as câmeras são muito pesadas – quase 50 quilos! -, alguns equipamentos dão uma forcinha para o operador movê-las com precisão. É o caso dos trilhos, gruas e do steadicam, um suporte que ajuda a carregar a câmera no braço

A LIBERDADE É AZUL

Cenas fantásticas, como de heróis voando, rolam com o truque do chroma-key: um painel azul ou verde no fundo da cena. Após a gravação diante do painel, um software elimina o azul ou o verde na edição, “recortando” a imagem do ator, que,então, pode ser fundida a qualquer cenário

UM CORPO QUE CAI

No caso de cenas perigosas ou que exigem habilidades especiais – como uma luta de espadas -, os dublês entram em ação. Eles ensaiam exaustivamente, pois, além do perigo que correm, lidam com elementos caros da produção, como carrões de luxo

QUASE FAMOSOS

Os figurantes povoam os espaços onde os protagonistas atuam. Quando é preciso muita gente – como nas batalhas de O Senhor dos Anéis -, as imagens da galera são replicadas no computador, criando aquele “mar de gente”

DIRIGINDO NO ESCURO

O diretor é o mandachuva do set, coordenando o trabalho dos atores e o posicionamento das câmeras a cada plano. Para não gastar filme à toa – a película é caríssima -, as cenas são gravadas apenas após muito ensaio. Só então a coisa rola para valer

• Em 1931, o ator que fez Frankenstein cansou das seis horas diárias gastas no camarim e decidiu ir para casa com a maquiagem, ficando com ela até o final das filmagens!

Continua após a publicidade

• Os painéis são em tons de azul ou verde que não há no corpo. Se o fundo fosse branco, partes brancas do corpo do ator, como os dentes, seriam preenchidas pelo cenário

• A claquete traz dados técnicos, como o número da cena, sendo filmada no início de cada take. Com isso, na montagem, fica fácil unir a imagem e o som

• No filme A Arca de Noé, de 1928, três dublês morreram afogados e um perdeu uma perna durante as cenas do dilúvio!

• Sabe por que não entra a palavra “som” na famosa expressão “luz, câmera e ação”? É que ela surgiu na era do cinema mudo, quando não se captava o som das cenas

Continua após a publicidade

• Em Hollywood, as filmagens contam com a ajuda do wrangler, profissional contratado só para cuidar de seres não-falantes do set, como bebês, animais ou bonecos usados em cena

• Sabe o que os figurantes falam nas cenas? Nada de futebol ou novela – eles fofocam é sobre o “rhubarb”. Repetida em voz baixa, essa palavrinha sem sentido dá o burburinho de fundo

FONTES – IMDB, Mnemocine , assessoria sindcine

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.