Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como seria a tabela periódica dos elementos da ficção?

Vibranium, amazonium, kriptonita...Uma tabela periódica com mais de 100 elementos extraídos de quadrinhos, livros, séries, desenhos e filmes

Por Gabriela Portilho Atualizado em 10 Maio 2019, 19h26 - Publicado em 18 jun 2010, 18h48

 periodica2
LEGENDA
Saiba como interpretar nossa tabela

periodica3

periodica4

O ELO PRIMORDIAL
Elemento: 
Narrativium

Na série de livros Discworld, do inglês Terry Pratchett, o narrativium é apresentado como o elemento primordial de todas as outras substâncias químicas da ficção, pois, para existir, qualquer história precisa ter um fio narrativo, ou melhor, um fio de narrativium.

METAL MARAVILHA
Elemento: 
Amazonium

Material usado nos braceletes da Mulher Maravilha, o poderoso amazonium protege a heroína contra tiros e armas atômicas. Mas todo cuidado é pouco! Se os braceletes forem destruídos, a beldade, como toda mulher que perde as joias, fica louca e dominada pelo ódio.

  • DURO DE ROER
    Elemento: 
    Adamantium

    O adamantium, material que forma o esqueleto do Wolverine, é uma das ligas metálicas mais poderosas já criadas, resistente até a ataques nucleares. O único material páreo para ele é outro metal, um tipo de vibranium que gera ondas vibratórias capazes de derretê-lo.


    periodica5

    periodica6

    ESPONJA SONORA
    Elemento: 
    Vibranium

    Presente em várias histórias da Marvel, o vibranium é um metal que absorve ondas sonoras que são incorporadas às suas ligações moleculares, reforçando-as. Quanto mais som, mais forte a ligação química se torna. Caso o vibranium seja destruído, toda a energia é liberada, gerando uma enorme explosão.

    OSSINHO DE ROBÔ
    Elemento: 
    Afraidium

    O afraidium, que aparece no filme Robôs, é o metal que compõe o corpo do personagem Fender. A curiosidade é que, segundo o robô, o afraidium tem gosto de frango!

    ÁTOMO GIGANTE
    Elemento: 
    Jumbonium

    Continua após a publicidade

    Apresentado na série Futurama, o jumbonium seria apenas um mero átomo, não fosse por um detalhe: é tão grande que dá para enxergá-lo a olho nu! Muito raro e valioso, o elemento gigante foi utilizado para enfeitar a coroa da vencedora do concurso de Miss Universo em um dos episódios.

    periodica7

    SORVETE DE ÁTOMOS
    Elemento:
    Bombastium

    Na lista dos elementos do bem entra o bombastium, muito apreciado pelo Tio Patinhas. Se jogado na água, cada átomo de bombastium reage gerando barris de diferentes sabores de sorvete! Não é à toa que o Tio Patinhas pagou 1 trilhão de dólares para conseguir o produto!

    CHEIRINHO DE QUEIJO
    Elemento: 
    Cheditte

    Gás feito a partir da irradiação do queijo cheddar, o cheditte serve de combustível para uma máquina que leva para o espaço os personagens do livro de ficção científica Star Smashers of the Galaxy Rangers, do americano Harry Harrison.

    periodica8

    PEDRA MUTANTE
    Elemento: 
    Elephantanium

    Um dos elementos mais divertidos dos desenhos do Patolino, o elephantanium é uma espécie de rocha com a capacidade de provocar uma mutação em quem a toca. Além de manter as pessoas em outra forma enquanto é segurada, a pedrinha ainda é hipnotizante!

    HOMEM DE AÇO
    Elemento: 
    Kriptonita

    Este metal radioativo é a única coisa capaz de detonar o Super-Homem. Ela nada mais é que os restos do planeta Kripton que vieram parar na Terra. A verde é fatal a qualquer kryptoniano. Mas há kriptonitas de várias cores, como a vermelha, que causa mutações físicas e psicológicas.

  • LIGAÇÕES EXPLOSIVAS

    Na estranha química do universo ficcional, misturas podem causar os efeitos mais inesperados!

    Só o melhor

    Ao criar as Meninas Superpoderosas, o professor Utonium derramou uma substância química que havia preparado numa mistura de açúcar, tempero e “tudo que há de bom”, gerando assim Lindinha, Docinho e Florzinha e seus superpoderes fofinhos.

    A célula-tronco da ficção

    A axonita, da série Dr. Who, não chega a ser uma mistura, mas uma substância cuja combinação pode resultar em produtos pra lá de bizarros. Funcionando como uma espécie de célula-tronco dos elementos químicos, ela se transforma em qualquer substância do Universo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade