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Existe relação entre a cor de um alimento e os nutrientes que ele fornece?

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57
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Os nutrientes em si – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais – não possuem cor. Mas existem pigmentos (substâncias que dão cor aos alimentos) que, apesar de não terem propriedades nutritivas, são grandes aliados no combate e na prevenção de doenças. Um bom exemplo são os carotenóides, responsáveis pelo colorido de várias frutas, verduras e legumes. “Essa é a família do betacaroteno, encontrado principalmente em vegetais amarelos, alaranjados e verde-escuros. Já o licopeno, famoso por seus benefícios no combate ao câncer de próstata, é o pigmento que dá ao tomate sua cor vermelha. Em outra família, a dos flavonóides, há a antocianina, fonte das tonalidades vermelha-escura, roxa e azulada em alimentos como as uvas e a beterraba”, afirma a nutricionista Soraia Covelo Goulart, do Hospital Universitário da USP. Devemos lembrar, porém, que nem sempre os nutrientes mais importantes se manifestam assim.

A vitamina C, por exemplo, está presente em uma grande variedade de frutas, mas não pode ser identificada por nenhuma cor. Por outro lado, a clorofila, principal responsável pela coloração verde dos vegetais, não é considerada um nutriente. “Existem estudos ainda em andamento para confirmar sua atuação como agente de combate aos radicais livres, aquelas moléculas liberadas pelo organismo que provocam doenças, processos degenerativos e envelhecimento. No entanto, não existem propriedades nutritivas na clorofila”, diz Soraia.

Arco-íris à mesa Quatro pigmentos de alimentos fazem bem à saúde

CORES – Amarelo, alaranjado, verde-escuro

PIGMENTO – Betacaroteno

FONTES – Mamão, manga, damasco, cenoura, abóbora, mandioquinha, brócolis, couve, escarola, almeirão, espinafre

BENEFÍCIOS – Pode se transformar em vitamina A caso o organismo precise. Fortalece o sistema imunológico e ajuda na prevenção do câncer (principalmente de pulmão) e da cegueira noturna, além de deixar a pele saudável

CORES – Vermelho

PIGMENTO – Licopeno

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FONTES – Tomate (principalmente em forma de molho e ketchup), melancia, goiaba

BENEFÍCIOS – Antioxidante, combate os radicais livres, auxiliando na prevenção do câncer de próstata, de mama e no combate ao envelhecimento. Em conjunto com outros antioxidantes ajuda a diminuir o colesterol

CORES – Vermelho, roxo, azulado

PIGMENTO – Antocianina

FONTES – Uva, vinho tinto, framboesa, amora, açaí, beterraba

BENEFÍCIOS – Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol, na prevenção do câncer e da aterosclerose (degeneração das artérias)

CORES – Branco

PIGMENTO – Antoxantina

FONTES – Cebola, alho, couve-flor

BENEFÍCIOS – Antioxidante, combate os radicais livres, ajuda na redução do colesterol e na prevenção do câncer

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Os nutrientes em si – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais – não possuem cor. Mas existem pigmentos (substâncias que dão cor aos alimentos) que, apesar de não terem propriedades nutritivas, são grandes aliados no combate e na prevenção de doenças. Um bom exemplo são os carotenóides, responsáveis pelo colorido de várias frutas, verduras […]

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