Clique e assine a partir de 5,90/mês

Por que o celular interfere nas caixas de som do computador?

Por Mariana Pires - Atualizado em 4 jul 2018, 20h12 - Publicado em 24 Maio 2013, 17h27

Porque, quando o aparelho está prestes a receber uma chamada, ele emite e recebe ondas eletromagnéticas com uma potência maior. Isso acontece para o celular enviar informações para a estação base, como localização e número (e completar a ligação ou não).

MUNDOESTRANHO-134-56-620

Segundo o físico Cláudio Furukawa, esses sinais atingem o circuito eletrônico da caixa de som, causando uma interferência no alto-falante, onde existe uma membrana que vibra de acordo com a corrente elétrica recebida. É isso que origina os ruídos se o celular estiver perto das caixas. Quando o aparelho está ligado, ele também emite e recebe dados da antena, mas de forma bem mais leve – as ondas aumentam consideravelmente quando se está em uma chamada. Especialmente se a amplitude do sinal estiver fraca (menos barras de sinal no visor do seu telefone), porque o celular precisará aumentar a potência da emissão de ondas. Resultado: maior interferência nas caixinhas de som.

CONSULTORIA: Vladimir Daigele, especialista em regulação da Anatel, e Cláudio Furukawa, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Publicidade