Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Quais são as leis de trânsito mais bizarras do mundo?

Na Rússia (e na Romênia, também), carro sujo leva multa

Por Luiza Sahd Atualizado em 4 jul 2018, 20h22 - Publicado em 22 dez 2011, 17h03

Olhos de lince

País: Cingapura
Nesta ilha asiática, quem para a menos de 50 m do pedestre que está atravessando a rua fica sujeito a uma notificação.O difícil é enxergar um pedestre a 50 m!

Lave-me

País: Rússia e Romênia
Nesses países, dirigir um carro muito sujo rende multa. Mas a definição de “muito sujo” depende do policial. Pelo sim, pelo não, melhor manter a lataria sempre brilhando!

Corcovas possantes

País: EUA
Alô, você, beduíno que migrou para a América. O governo do estado de Nevada alerta que é proibido “dirigir” camelos em rodovias. Mas nas ruas normais ainda dá…

  • Mira na Free Willy

    País: EUA
    Na Califórnia, não se pode praticar caça esportiva ao volante, pois manusear uma arma de fogo pode atrapalhar o motorista. Agora, se ele usá-la para atirar em baleias (!), tudo bem!

    Olho por olho, dente por dente

    País: Grécia
    Não é a crise, é a lei: quem estaciona o carro em local proibido corre o risco de ter a placa do veículo levada embora. Por ladrões? Não, não. Pelos policiais mesmo.

    Continua após a publicidade

    Perigo Constante?

    País: Arábia Saudita
    O ano é 2011, viagens espaciais são comuns e a revolução sexual é notícia mais velha do que andar para trás… Mas, na Arábia Saudita, as mulheres ainda são proibidas de conduzir um veículo.

    Dia sagrado

    País: Suíça
    Aqui, você tem mais tempo para a macarronada da mama ou para ir à missa: é proibido lavar o carro aos domingos. Não adianta insistir: você tem outros seis dias para isso!

  • Mais do que uma questão de estilo

    País: Espanha
    Está de férias em Madri ou Barcelona e perdeu seu Ray-Ban? Então é melhor chamar um táxi. A legislação do país proíbe dirigir em dias de sol sem óculos escuros.

    Sem esnobismo

    País: EUA
    No estado da Flórida, você só pode estacionar uma caminhonete em frente a uma residência se a casa for sua. Outros carros estão liberados.

    Pique-esconde

    País: Dinamarca
    Antes de ligar o carro, além de checar freios, buzina, direção e faróis, você deve conferir se não há alguém escondido sob o veículo. Nunca se sabe onde um viking pode estar espreitando, né?

    CONSULTORIA: Adriano Murgel Branco, ex-secretário dos Transportes de São Paulo; Silvio Médici, engenheiro e presidente da Abeetrans (Associação Brasileira das Empresas de Engenharia de Trânsito); Patrícia Gejer, analista do Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária); sites Metro, Auto Broker Magic e Avis

    Continua após a publicidade
    Publicidade