Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Quais são os maiores parques de diversão do mundo?

Se considerarmos como maiores os parques mais visitados, os campeões são os empreendimentos da Disney. Os cinco parques mais populares do mundo pertencem ao grupo, atraindo anualmente 62,2 milhões de visitantes em busca de emoção. O topo do ranking é ocupado pelo Magic Kingdom – o parque mais famoso do complexo Walt Disney World de […]

Por Marina Motomura Atualizado em 4 jul 2018, 20h24 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

Se considerarmos como maiores os parques mais visitados, os campeões são os empreendimentos da Disney. Os cinco parques mais populares do mundo pertencem ao grupo, atraindo anualmente 62,2 milhões de visitantes em busca de emoção. O topo do ranking é ocupado pelo Magic Kingdom – o parque mais famoso do complexo Walt Disney World de Orlando, nos Estados Unidos -, que recebe 14 milhões de turistas por ano. A liderança é resultado direto das inovações da Disney, iniciadas com o primeiro parque do grupo, a Disneylândia de Anaheim, na Califórnia, que fica com a medalha de bronze no ranking de popularidade. Inaugurada em 1955, essa instalação pioneira revolucionou o mercado de entretenimento ao criar o conceito de parques temáticos, lugares que aliam atrações radicais à fantasia de viajar para um lugar encantado. Hoje, todos os grandes parques recorrem a essa fórmula, mas a história já foi bem diferente. Quando os primeiros parques de diversão surgiram na Europa, no século 16, a idéia era divertir as famílias com passeios em jardins equipados com fontes, flores, fogos de artifício, danças e jogos. (Um dos remanescentes daquela época, o parque de Bakken, na Dinamarca, continua funcionando até hoje e é o 40º mais visitado do planeta). Na história da evolução dos parques, a brincadeira ficou mais emocionante com a abertura dos primeiros empreendimentos nos Estados Unidos. Afinal, foram os americanos que popularizaram a montanha-russa e criaram as rodas-gigantes. No século 20, a mistura de adrenalina e fantasia caiu definitivamente no gosto do público e se espalhou pelo mundo. Nenhum parque do Brasil está entre os 50 mais populares do mundo, mas o rei de visitas no país, o Hopi Hari, de Vinhedo (SP), recebeu 2 milhões de turistas em 2003.

Mergulhe nessa

Na internet:

http://www.disney.go.com

http://www.usj.co.jp/e_top.html

http://eng.everland.com

Mickey na cabeça
Empreendimentos da Disney dominam a lista dos mais visitados

EVERLAND (CORÉIA DO SUL)

O forte desse megaparque sul-coreano é a variedade de atrações. Há espaço para as mais tradicionais, como rodas-gigantes e montanhas-russas, mas também para safáris com tigres e leões, um parque aquático que imita uma praia do Caribe, uma pista artificial de neve para esqui, um circuito de kart, dois museus — um de automóveis antigos e outro que exibe pinturas e esculturas de artistas coreanos – e até campos de golfe! Com esse mix abrangente, Everland ganhou o posto de sétimo parque mais visitado do mundo.

LOTTE WORLD (CORÉIA DO SUL)

Inaugurado em 1986, Lotte World é o segundo parque sul-coreano na lista dos 15 mais visitados — em 2003, ocupou a nona posição do ranking. Seu forte são as atrações radicais, como a queda em 2 segundos num elevador de 70 metros, o passeio no escuro por uma montanha-russa subterrânea e o cinema “4D”, que representa sensações de vento e movimento em um ambiente tridimensional. Para quem não curte fortes emoções e prefere um programa mais cultural, o parque tem o Folk Museum, que traz informações sobre a história e a cultura da Coréia do Sul.

GRUPO DISNEY (ESTADOS UNIDOS, JAPÃO E FRANÇA)

Entre os 50 parques mais visitados do mundo, nada menos que dez carregam a marca Disney. A grande vedete é o Walt Disney World, na Flórida (EUA), um complexo inaugurado em 1971 com quatro parques: o Magic Kingdom, o Epcot, o Disney-MGM Studios e o Animal Kingdom. Entre as 109 atrações, uma das mais tradicionais é a Space Mountain, uma montanha-russa toda no escuro. Destaque também para a pioneira Disneylândia da Califórnia (1955), que inspirou as bem-sucedidas franquias de Paris (a antiga Eurodisney, aberta em 1992) e de Tóquio (1983). Os japoneses contam ainda com o Disneysea (2001), um parque cujo tema são as aventuras aquáticas de personagens do estúdio.

BLACKPOOL PLEASURE BEACH (INGLATERRA)

Construído no litoral inglês, o Blackpool tem como especialidade as montanhas-russas — a maior da Europa fica por lá. Com uma subida inicial de 71,6 metros de altura (o tamanho de um prédio de 24 andares), o brinquedo atinge uma velocidade máxima de 140 km/h. Lá também está uma das mais antigas montanhas-russas em atividade, inaugurada em 1935 e toda construída de madeira. Outro ponto alto são os games de realidade virtual e o passeio em um kart turbinado, mais rápido que o convencional.

UNIVERSAL STUDIOS (ESTADOS UNIDOS E JAPÃO)

Do conjunto de quatro parques desse famoso estúdio, três têm lugar entre os 15 primeiros — dois Universal Studios e o Islands of Adventure. A surpresa é que a filial japonesa desbanca a matriz americana: o Universal de Tóquio é o sexto parque mais popular, enquanto o da Flórida é apenas o 12º do ranking. As atrações usam como tema sucessos do cinema. Dá para curtir a versão 3D de O Exterminador do Futuro, pegar carona na bicicleta de E.T., tomar susto dos dinossauros de Jurassic Park ou escapar das mordidas de Tubarão, por exemplo.

YOKOHAMA HAKKEIJIMA SEA PARADISE (JAPÃO)

O 16º parque no ranking de público anual — com 5, 3 milhões de visitantes — é para fãs de peixes e outras criaturas do fundo do mar. Localizado em uma baía de águas calmas, o Sea Paradise possui um enorme aquário com mais de 500 tipos de peixes e 100 mil espécies da vida marinha. Os visitantes podem ver tudo passeando por um túnel de vidro submerso que atravessa o aquário. Para quem não curte água, o parque preserva ainda um bom conjunto de atrações radicais.

Ranking da bilheteria
Maior parte dos campeões de público fica nos EUA

Parque – Magic Kingdom

Cidade – Orlando (EUA)

Público anual – 14 milhões

Parque – Disneylândia de Tóquio

Cidade – Tóquio (Japão)

Público anual – 13,2 milhões

Parque – Disneylândia

Cidade – Anaheim (EUA)

Público anual – 12,7 milhões

Parque – Disneysea de Tóquio

Cidade – Tóquio (Japão)

Público anual – 12,2 milhões

Parque – Disneylândia de Paris

Cidade – Paris (França)

Público anual – 10,2 milhões

Continua após a publicidade

Parque – Universal Studios Japão

Cidade – Osaka (Japão)

Público anual – 8,8 milhões

Parque – Everland

Cidade – Kyonggi-Do (Coréia do Sul)

Público anual – 8,8 milhões

Parque – Epcot

Cidade – Orlando (EUA)

Público anual – 8,6 milhões

Parque – Lotte World

Cidade – Seul (Coréia do Sul)

Público anual – 8,5 milhões

Parque – Disney-MGM

Cidade – Orlando (EUA)

Público anual – 7,9 milhões

Parque – Animal Kingdom

Cidade – Orlando (EUA)

Público anual – 7,3 milhões

Parque – Universal Studios

Cidade – Orlando (EUA)

Público anual – 6,8 milhões

Parque – Blackpool Pleasure Beach

Cidade – Blackpool (Inglaterra)

Público anual – 6,2 milhões

Parque – Islands of Adventure*

Cidade – Orlando (EUA)

Público anual – 6,1 milhões

Parque – California Adventure**

Cidade – Orlando (EUA)

Público anual – 5,3 milhões

Dados de freqüência relativos ao ano de 2003. Fonte: revista Amusement Business

* Parque do grupo Universal Studios

** Parque do grupo Disney

Continua após a publicidade
Publicidade