Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Qual é a diferença entre mocho e coruja?

Ela está apenas no nome. Ambos são aves de rapina noturnas, têm hábitos semelhantes e pertencem à mesma ordem (Strigiformes) e à mesma família (Strigidae). “É só uma questão de terminologia. Algumas espécies da família Strigidae são chamadas de coruja, outras de mocho”, afirma o biólogo Luiz Antônio Bezerra de Melo Lula, da Fundação Zoológico […]

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 4 jul 2018, 20h15 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Ela está apenas no nome. Ambos são aves de rapina noturnas, têm hábitos semelhantes e pertencem à mesma ordem (Strigiformes) e à mesma família (Strigidae). “É só uma questão de terminologia. Algumas espécies da família Strigidae são chamadas de coruja, outras de mocho”, afirma o biólogo Luiz Antônio Bezerra de Melo Lula, da Fundação Zoológico de São Paulo. Não há uma característica que defina todas as espécies chamadas de coruja, nem todos os mochos. Ainda fazem parte da família Strigidae os caburés, aves também caracterizadas por terem cabeça grande, vôo silencioso, ouvidos muito aguçados e olhos móveis, capazes de enxergar no escuro. Ao contrário do que muita gente pensa, corujas, mochos e caburés não são cegos durante o dia. Sua visão diurna é semelhante à dos outros pássaros.

A ordem dos Strigiformes tem cerca de 140 espécies, encontradas nas mais diferentes regiões da Terra, do Pólo Norte (coruja-das-neves) ao Sudeste Asiático (coruja-das-filipinas). No Brasil, existem cerca de 20 espécies, sendo que a maior delas é o corujão-orelhudo ou jacurutu (Bubo virginianus), que chega a medir 52 centímetros e pesar mais de 1quilo.

Publicidade