Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Qual foi a primeira telenovela brasileira?

Dica: o Lima Duarte já estava no elenco.

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 20 Maio 2020, 13h06 - Publicado em 18 abr 2011, 18h54

Foi Sua Vida me Pertence – que título possessivo! –, que estreou no dia 21 de dezembro de 1951 na extinta TV Tupi. Escrita, dirigida e protagonizada por Walter Forster, a novela começou a ser exibida pouco mais de um ano após a implantação da televisão no Brasil e ficou no ar até o dia 8 de fevereiro de 1952.

Naquele tempo, como não existia o videoteipe para gravar imagens, todos os programas, incluindo a novela, eram encenados ao vivo. Ao todo foram 15 capítulos, exibidos às terças e quintas-feiras às 20 horas. Sua Vida me Pertence também apresentou o primeiro beijo na boca das novelas nacionais – na verdade um selinho bem comportado entre Forster e a atriz Vida Alves. O enredo girava em torno do despertar da paixão de um homem mais velho (Forster) por uma jovem garota (Vida). O ator Lima Duarte também fazia parte do elenco.

  • Já a primeira novela exibida diariamente no Brasil foi produzida pela TV Excelsior em 1963. 2-5499 Ocupado (sim, o título é um número de telefone) foi ao ar em julho daquele ano, sendo inicialmente transmitida às segundas, quartas e sextas-feiras. Em setembro, a história sobre o amor impossível entre uma detenta que trabalhava como telefonista num presídio e um homem que liga para lá por engano passou a ser exibida diariamente. Escrita por Dulce Santucci, 2-5499 Ocupado reuniu pela primeira vez o par romântico Glória Menezes e Tarcísio Meira.

    Publicidade