Logo ME

Como vivem as vacas na Índia?

Consideradas sagradas pela religião hindu, seguida por 80,5% dos indianos, elas pastam em campos e cidades sem medo de ir para o matadouro.

ILUSTRA Tel Coelho

Consideradas sagradas pela religião hindu, seguida por 80,5% dos indianos, elas pastam em campos e cidades sem medo de ir para o matadouro. A Índia tem o segundo maior rebanho do mundo, com 210 milhões de bovinos. Mas lá, em, vez de os animais serem criados para virar bife, recebem status de deus. A vaca é chamada de “kamdhenu”, aquela que supre todas as necessidades. Na capital, Nova Délhi, elas foram banidas da zona urbana em 2003 por atrapalhar demais o trânsito e causar acidentes. Apesar disso, ainda é possível ver uma ou outra vaquinha mugindo pelo centro.

+ 7 curiosidades bizarras sobre a Índia

+ O que é a sociedade castas que existe na Índia?

TO BEEF OR NOT TO BEEF

Cada estado indiano tem uma regulamentação a respeito do tratamento dado às vacas. No Rajastão, até o porte de bifes bovinos é proibido! Já outros só permitem o abate de vacas que estejam velhas ou doentes. Apenas três dos 35 estados não têm leis específicas contra o abate bovino: Kerala, Nagaland e Meghalaya.

MUITO ALÉM DO LEITE

Tudo que a vaca fornece é aproveitado pelos indianos. As fezes são desidratadas para formar bloquinhos, que são queimados para aquecer casas e gerar vapor para cozinhar. Já o xixi é utilizado em remédios, como ingrediente de unguentos e pomadas e até bebido puro mesmo.

BOIADA CLANDESTINA

A exportação de bovinos indianos é proibida, mas o tráfico ilegal existe, especialmente para o vizinho Bangladesh. Segundo estimativas, cerca de 1,5 milhão de animais atravessem a fronteira do país hindu para o muçulmano a cada ano. Muitas vezes, são drogados para aguentar a viagem. Do lado de lá, são vendidos por US$ 350 cada.

DIVINDADE VIRA-LATA

Embora a vaca seja mais popular, há outros animais considerados sagrados em partes da Índia, como macacos, elefantes, tigres, cobras e ratos. Apesar de ser divina, a vaca não vive sempre uma vida de sombra e água fresca. Nas cidades, muitas são “vacas de rua” (soltas e sem dono) e têm que se virar revirando lixo ou roubando a comida de pessoas distraídas. Uma vaca encontrada em Nova Déli tinha 300 sacolas plásticas no estômago!

+ É verdade que as vacas têm quatro estômagos?

+ Como era um ritual de sacrifício humano dos thugs, na Índia?

A VACA É POP

Países com os maiores rebanhos do mundo

BRASIL: 212 milhões

ÍNDIA: 210 milhões

EUA: 96 milhões

CHINA: 83 milhões

FONTES Ministério da Agricultura do Governo da Índia, FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), BBC, LA Times e site panchgavya.org,