Logo ME

Qual é o pior parasita do mundo?

É impossível definir um campeão. Um parasita é qualquer criatura que precisa se associar a outra para sobreviver, incluindo vírus, bactérias e insetos.

A periculosidade depende de uma série de fatores: em que região rola a infestação (alguns são endêmicos, ou seja, subsistem por anos em populações em locais mais isolados), se a doença é facilmente detectável e se já existe tratamento para o problema, entre outros.

Por exemplo: na Idade Média, a peste negra matou 75 milhões de pessoas. O vírus não mudou, mas, hoje, a medicina já conseguiria impedir mortes em massa se houvesse uma nova onda de infecções.

HÓSPEDES MALDITOS

Conheça os invasores de humanos com as maiores taxas de mortalidade

SETE DIAS E JÁ ERA

ESPÉCIE – Naegleria fowleri

pior-parasita-naegleria-fowleri

MORTALIDADE – 98%

Esta ameba vive em águas paradas de países asiáticos com temperaturas acima dos 40 oC, como a China. Basta ingerir um pouco da água contaminada e tchau: ela devora o cérebro da vítima, matando em menos de uma semana.

MIOLO MOLE

ESPÉCIES – Baleamuthia mandrillaris

pior-parasita-baleamuthia-mandrillaris

MORTALIDADE – 95%

Esta ameba aquática invade o organismo ao ser ingerida ou ao entrar em contato com feridas abertas. Uma vez na corrente sanguínea, causa encefalite granulomatosa ameboica, uma doença que inutiliza o cérebro da vítima em questão de dias. É comum na África Subsaariana.

PAPA-CÉREBRO

ESPÉCIE – Taenia sollium

pior-parasita-taenia-sollium

MORTALIDADE – 25% (na neurocisticercose)

Figura conhecida dos livros escolares, este verme causa a cisticercose, transmitida pela ingestão de seus ovos. A pior variação é a neurocisticercose, quando eles chegam ao cérebro. Os bebês vermes passam a se alimentar da massa cinzenta.

LENTO E PERIGOSO

ESPÉCIES – Leishmania sp

pior-parasita-leishmania-sp

MORTALIDADE – 10%

Este protozoário infecta os humanos com a picada do mosquito-palha, que transmite a leishmaniose. A doença pode levar até dez anos para gerar algum sintoma. Caso se manifeste na forma visceral, pode inchar os órgãos internos até matar o hospedeiro. Sem tratamento, a morte é certa.

MILHÕES DE VÍTIMAS

ESPÉCIE – Plasmodium falciparum

pior-parasita-plasmodium-falciparum

MORTALIDADE – 20%

O protozoário que causa a malária possui diversas subespécies. Uma das piores é esta, que provoca de delírios a problemas mentais irreversíveis – os quais, muitas vezes, causam morte. É a doença parasitária mais comum do mundo: só em 2010, 219 milhões de pessoas foram infectadas.

FONTES: Parasites and Pestilence, grupo de estudos da Universidade de Stanford (EUA), Centers for Disease Control and Prevention, do governo dos EUA, Initiative for Vaccine Research, da Organização Mundial da Saúde, e Tendência da Mortalidade Relacionada à Cisticercose, de A. H. Santo.