Assine SUPER por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como fazer um carro à prova de roubo?

Juntando todas as tecnologias existentes, o supercarango à prova de roubo teria leitura biométrica dos dados do motorista, proteção contra arrombamento, blindagem e vários apetrechos para manter os ladrões a distância. No Brasil, o governo até aprovou uma lei federal que tornava obrigatório, em todo automóvel produzido no país a partir de 2010, um chip […]

Por Marcel Nadale
Atualizado em 22 fev 2024, 11h34 - Publicado em 2 out 2009, 15h15

Juntando todas as tecnologias existentes, o supercarango à prova de roubo teria leitura biométrica dos dados do motorista, proteção contra arrombamento, blindagem e vários apetrechos para manter os ladrões a distância. No Brasil, o governo até aprovou uma lei federal que tornava obrigatório, em todo automóvel produzido no país a partir de 2010, um chip de localização por GPS e bloqueio de ignição. A legislação, porém, foi barrada pelo Ministério Público, que a considerou uma invasão da privacidade do cidadão. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) tinha motivos para propor tal lei: segundo seus dados, cerca de 380 mil automóveis são roubados por ano no país, e menos da metade (só 180 mil) são recuperados. Veja abaixo como não fazer parte dessas estatísticas.

Fuja da roubada

Como seria um carro equipado com as tecnologias mais modernas para evitar roubos

Abre-te sésamo

O que é – Chave com códigos ou chip

Protege contra – Uso de chaves copiadas

Quem oferece – Mercedes-Benz e Volvo

Duas modernas maneiras de garantir que apenas sua chave abra as portas ou dê a partida: chave com um chip embutido, chamado transponder, que envia uma assinatura eletrônica por rádio; e modelos com um chip que gera até 1 trilhão de códigos aleatórios, sincronizados com um identificador no computador de bordo

Continua após a publicidade

À la James Bond

O que é – Leitura biométrica

Protege contra – Ligação direta ou chave clonada

Quem oferece – Audi

Além de leitores de impressões digitais, há equipamentos que leem a retina (com câmeras no painel) e a voz (com sensores na porta, para destravá-la, e no painel, para acionar o veículo) do motorista. Na maioria, você pode cadastrar até quatro pessoas – membros da sua família que dirigem o carro, por exemplo

Não me toque

O que é – Alarme de impacto

Continua após a publicidade

Protege contra – Arrombamentos

Quem oferece – Vários

No passado, os alarmes de impacto podiam apitar por qualquer coisinha. Hoje, há sistemas capazes de diferenciar um ladrão tentando forçar a porta e uma pessoa que apenas se apoiou no capô. Veja como:

1. Feitos de metal, um tubo com uma coluna central, uma bola e faixas na base estão sempre em contato, fechando o circuito elétrico que passa por eles

2. Um impacto contra o carro faz a bolinha girar pelo tubo, interrompendo o circuito (quando ela sai da faixa) e ligando-o de novo (quando passa pela faixa seguinte)

Continua após a publicidade

3. Um sensor registra a velocidade e a frequência com que o circuito liga e desliga. Assim, ele pode avaliar a intensidade do impacto e disparar o alarme só em casos extremos

Estranhos no ninho

O que é – Alarme de pressão ou movimento

Protege contra – Invasão da cabine

Quem oferece – Vários

O alarme de pressão capta variações no deslocamento de ar, como uma porta se abrindo. Essas flutuações são registradas com um microfone ou com uma espécie de diafragma. Já o sensor de movimento parece um radar: um transmissor envia sinais de rádio e um receptor registra alterações na reflexão

Continua após a publicidade

Um toque de segurança

O que é – Botão antipânico

Protege contra – Situações de perigo iminente

Quem oferece – Lincoln

O botão fica no teto – sua função original é requisitar socorro mecânico ou assistência médica. Mas a tecla, ligada a um transmissor, também pode ser configurada para alertar a polícia ou uma empresa de segurança privada

Carro-forte

O que é – Blindagem

Continua após a publicidade

Protege contra – Assaltos à mão armada

Quem oferece – Empresas terceirizadas

O forro é revestido com mantas de aramida (mesmo material de coletes à prova de bala). Colunas e áreas sensíveis ganham barras de aço e janelas viram um “sanduíche” de lâminas de vidro coladas por uma película plástica

Baixou o nível

O que é – Verificador de nível

Protege contra – Rebocamento e extração das rodas

Quem oferece – Mercedes-Benz

Para evitar ladrões que guincham o veículo, sensor dispara se o carro sair da horizontal

1. É embutida no chassis uma pequena cápsula com dois fios imersos em mercúrio, líquido que conduz eletricidade. Eles formam um circuito fechado

2. Caso o carro se incline, o mercúrio muda de posição e deixa de encostar no fio mais curto. Assim, o circuito é interrompido e o alarme é acionado

Curta-metragem

O que é – Cabine com câmera

Protege contra – Assaltantes já em fuga

Quem oferece – Toyota

Disponível no Japão, este equipamento esconde uma discreta câmera fotográfica no teto do veículo. Quando o veículo é ligado indevidamente, ela registra o rosto do motorista e envia a imagem a um centro de segurança da Toyota. Fica bem mais fácil para a polícia identificar o ladrão

Torpedo salvador

O que é – Bloqueio acionado por SMS

Protege contra – Assaltantes já em fuga

Quem oferece – Empresas terceirizadas

Bloqueadores remotos (que desligam o carro assim que o dono percebe que ele foi furtado) são comuns, mas caros. Um queniano, porém, criou um software bem simples, que pode ser acionado pela própria vítima. Basta mandar um torpedo via celular! Um receptor ligado à parte elétrica faz o veículo entrar em pane

Reis do improviso Além de cobras e travas malucas, motoristas inventam sistemas antifurto bizarrões

Daqui ninguém me tira

O que – Corrente

Onde – Mundo todo

Se funciona para sua bicicleta, por que não para o carro? Corrente é barata, eficiente, e O que – não falta são obstáculos aos quais prender o automóvel: postes, árvores, parquímetros, grades de bueiro…

Solução concreta

O que – Bloco de cimento preso por correntes

Onde – EUA

Lembra-se daqueles prisioneiros de desenho animado que – tentavam fugir com uma bola de ferro presa aos pés? A lógica é a mesma. Não é 100% infalível, mas deve desencorajar ladrões apressadinhos

Churrasco de bandido

O que – Lança-chamas

Onde – África do Sul

O equipamento causou polêmica ao ser lançado, em 1999. Com um pedal ao lado do acelerador, o motorista dispara gás liquefeito e uma fagulha elétrica. Resultado: chamas de até 4 metros queimam tudo ao redor!

Assalto chocante

O que – Campo elétrico protetor

Onde – Austrália

Um especialista em eletricidade deu outra finalidade à “bobina de Tesla”, transformador caseirO que – gera alta-tensão. Ele a anexou ao topo do carro e, com uma hélice improvisada, gerou um campo elétrico ao redor do veículo!

Quer andar de carro velho, amor?

O que – Adesivos engana-ladrão

Onde – Inglaterra

Um designer londrino criou uma série de adesivos que simulam riscos e marcas de ferrugem. Basta espalhar no seu possante e nenhum marginal vai ter vontade de levá-lo embora!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.