Logo ME

Qual é o melhor jogo de videogame de todos os tempos?

Há um empate técnico entre The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998), para Nintendo 64, e Super Mario Galaxy (2007), para Wii.

MUNDOESTRANHO-136-40-620

Como não existe um prêmio definitivo de melhor game, analisamos várias publicações especializadas para chegar a esse resultado. Ocarina e Galaxy se distanciam dos reles mortais porque têm 18 troféus de “game do ano” cada um (os únicos na cola são The Elder Scrolls: Skyrim e Resident Evil 4, ambos com 17).

Nos rankings públicos, como o site Metacritic, Ocarina bate Galaxy de lavada. Mas a vitória é relativa: Ocarina foi lançado antes, então teve mais tempo para cativar gamers, arrecadar votos e ser elevado a status de clássico, com direito a remakes em vários consoles.

LEIA TAMBÉM

– Como é criado um jogo de videogame?

– Como é feito o destravamento dos videogames?

– Como funcionam os sensores de movimento dos videogames?

– Acompanhe o mundo dos games no blog Combo

SALVADORES DE PRINCESAS

Veja os dados que acirram essa disputa.

História da franquia

The Legend of Zelda surgiu em 1986, criação de Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, da Nintendo. Desde lá, a franquia rendeu 17 jogos – o último foi A Link Between Worlds(2013), para 3DS. Todos sucessos, mas Ocarina foi de longe o mais estrondoso.

Impacto na indústria

Foi o primeiro jogo da franquia com gráficos em 3D, aproveitando o poder do Nintendo 64, console da época. O game aperfeiçoou mecanismos de jogo para o bem da indústria, como a câmera lock-on e a passagem de tempo na trama.

História da franquia

Embora seja a maior criação do designer de games Shigeru Miyamoto, Mario surgiu como um coadjuvante sem nome no arcade Donkey Kong (1981). Estreou sua “carreira solo” em 1983, no arcade Mario Bros.

Impacto na indústria

Galaxy foi um dos títulos que venderam o Wii. Não foi a primeira incursão de Mario em 3D (a mecânica é de Mario 64), mas em Galaxy ele salta entre planetas e galáxias com várias gravidades, uma sofisticação da física de games.

FONTES: Sites IGN, G4, Metacritic, Gamespot e Unikgamer, revista Edge e livro The Guinness Book – Gaming Edition 2012.