Logo ME

Quanto tempo levaria para ler todo o conteúdo da Internet?

Coisa pouca.

PERGUNTA Diogo Rentz, Piraí do Sul, RS

Cerca de 190 milhões de anos lendo sem parar. Mas a verdade é que não dá para ter certeza. O professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP Marco Aurélio Gerosa explica que como não é possível determinar o tamanho exato da web, esse número só pode ser calculado com base em estimativas e em dados disponíveis na rede.

Considerando, então, que até maio deste ano havia aproximadamente 1 bilhão de sites, ele estabelece uma média de 50 páginas para cada um, chegando à casa das 50 bilhões de páginas. Como não dá pra saber quanto texto existe nessas páginas, o professor fez o cálculo considerando 500 palavras por página. Já que lemos em média 250 palavras por minuto, dá para fazer as contas.

Esse cálculo contempla apenas as páginas até maio de 2014, sem considerar as que seguiriam sendo criadas enquanto se lê o que já existe.

ME_160_48

CONSULTORIA Marco Aurélio Gerosa, professor do Departamento de Ciência da Computação do IME/USP e coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web (Naweb)

FONTES worldwidewebsize.com, netcraft.com, google.com/insidesearch